Criatividade

A criatividade hoje é uma qualidade esperada tanto no âmbito profissional quanto pessoal. O dinamismo da atualidade solicita que a criatividade seja utilizada nas pequenas e grandes situações e ela nos permite poder ver o que está presente de inúmeras formas e desenvolver alternativas diversas, essa é uma capacidade cada vez mais esperada.
Diferente do que muitas pessoas acreditavam a criatividade é um talento interno que todos possuímos e ainda poucos utilizam no seu dia a dia.
Passamos boa parte de nossa vida aprendendo como melhorar nossa simulação do mundo exterior. Modelamos o mundo físico, modelamos as emoções das pessoas com as quais convivemos, modelamos a empresa em que trabalhamos, o governo, nossos vizinhos, nosso carro, o trânsito, etc. Boa parte de nosso raciocínio é meramente uma simulação de grandes cadeias causais (isto causa aquilo que causa aquilo...). Podemos dizer que essa seqüência de inferências são representantes das “regras” que usamos no dia-a-dia, equivalentes às regras mais simples como aquela que diz que quando vou atravessar uma rua, devo olhar para os dois lados. Essa regra é tão forte que chega ao caráter de comportamento condicionado. Tudo isso é muito, muito útil, pois poupa-nos tempo, automatiza procedimentos rotineiros, aumenta nossas margens de acerto e evita erros fatais. Há poucas (se é que há alguma!) vantagem em ser criativo no atravessar a rua.
Mas há um lado ruim dessa tática: essas regras também nos fazem ficar acomodados e por isso evitamos procurar novas possibilidades. Para sermos criativos, temos que estar dispostos a quebrar (mesmo que apenas mentalmente) várias dessas seqüências pré-programadas e dessa forma rodar nossa simulação do mundo com um conjunto alterado de regras. Mas como fazer isso?

Como Liberar a Criatividade

Reconhecer a criatividade como um potencial interno;
Libertar-se de crenças passadas que impedem à utilização da criatividade;
Desenvolver no presente e futuro novas crenças que fortaleçam sua criatividade;
Desenvolver uma visão criativa;
Tornar obstáculos em oportunidades;
Ser o gerador de soluções e idéias criativas.

Andréa Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário