O síndrome de
Asperger ou o transtorno de Asperger ou ainda Desordem de Asperger é um
síndrome que está relacionado com o autismo, diferenciando-se deste por não
comportar nenhum “atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de
linguagem”. O termo “síndrome de Asperger” foi utilizado pela primeira vez por
Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma honrar Hans
Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido
internacionalmente até a década de 1990, mais precisamente em 1994 no Manual
Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, na sua quarta edição.
Suspeita-se que Albert Einstein, o físico Isaac Newton, o compositor Mozart e o
pintor renascentista Miguel Ângelo também fossem portadores da síndrome, além
do cineasta Stanley Kubrick e do filósofo Wittgenstein, bem como Andy Warhol.
Características
Interesses
específicos ou preocupações com um tema em detrimento de outras atividades;
Rituais ou
comportamentos repetitivos;
Peculiaridades na
fala e na linguagem;
Padrões de
pensamento lógico/técnico extensivo;
Dificuldade de
interacção interpessoal;
Problemas com
comunicação não-verbal; Inteligência acima da média;
Transtornos
motores, movimentos desajeitados e descoordenados.
Sinais de Alerta
1. Dificuldade em
ler as mensagens sociais e emocionais dos olhares – portadores de SA geralmente
não olham nos olhos, e quando olham, não os conseguem “ler”.
2. Interpretar
literalmente – indivíduos com SA têm dificuldade em interpretar coloquialismos,
ironia, gírias, sarcasmo e metáforas.
3. Ser considerado
rude e ofensivo – propensos a um comportamento egocêntrico, os Aspergers não
captam indiretas e sinais de alertas de que seu comportamento é inadequado à
situação social.
4. Honestidade -
portadores de Asperger são geralmente considerados “honestos demais” e têm
dificuldade em enganar ou mentir, mesmo às custas de magoar alguém.
5. Percepção de
erros sociais – à medida que os Aspergers amadurecem e se tornam cientes de sua
“cegueira emocional”, começam a temer cometer novos erros no comportamento
social, e a autocrítica em relação a isso pode crescer a ponto de se tornar
numa fobia.
6. Paranóia – por
causa da “cegueira emocional”, pessoas com SA têm problemas para distinguir a
diferença entre as atitudes deliberadas ou casuais dos outros, o que por sua
vez pode gerar uma paranóia.
7. Lidar com
conflitos – ser incapaz de entender outros pontos de vista pode levar a
inflexibilidade e a uma incapacidade de negociar soluções de conflitos. Uma vez
que o conflito se resolva, o remorso pode não ser evidente.
8. Consciência de
magoar os outros – uma falta de empatia em geral leva a comportamentos
ofensivos ou insensíveis não-intencionais.
9. Consolar os
outros – como carecem de intuição sobre os sentimentos alheios, pessoas com SA
têm pouca noção sobre como consolar alguém.
10. Reconhecer
sinais de enfado – a incapacidade de entender os interesses alheios pode levar
Aspergers a serem bastante desatentos e geralmente não percebem quando o seu
interlocutor está entediado ou desinteressado.
11. Introspecção e
auto-consciência – os indivíduos com SA têm dificuldade de entender os seus
próprios sentimentos ou o seu impacto nos sentimentos alheios.
12. Vestuário e
higiene pessoal – pessoas com SA tendem a ser menos afetadas pela pressão dos
semelhantes do que outras. Como resultado, geralmente fazem tudo da maneira que
acham mais confortável, sem se importar com a opinião alheia. Isto é válido
principalmente em relação à forma como se vestem e aos cuidados com a própria
aparência.
13. Amor e rancor –
como os Aspergers reagem mais pragmaticamente do que emocionalmente, as suas
expressões de afecto e rancor são em geral curtas e fracas.
14. Compreensão de
embaraço e passo em falso – apesar do fato de pessoas com SA terem compreensão
intelectual de constrangimento e gafes, são incapazes de aplicar estes
conceitos no nível emocional. 15. Lidar com críticas – pessoas com SA sentem-se
forçosamente compelidas a corrigir erros, mesmo quando são cometidos por
pessoas em posição de autoridade, como um professor ou um chefe. Por isto,
podem parecer imprudentemente ofensivos.
15. Velocidade e
qualidade do processamento das relações sociais – como respondem às interacções
sociais com a razão e não com a intuição, os portadores de SA tendem a
processar informações de relacionamento muito mais lentamente do que o normal,
levando a pausas ou demoras desproporcionais e incômodas.
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