Existe hoje, nas universidades, uma grande
preocupação em inserir no mercado de trabalho os novos profissionais que estão
se formando. Muitos destes, são estudantes de cursos cujos mercados
encontram-se saturados, como Engenharia, Direito e Psicologia. Outros estão se
formando em novos cursos, tipo Design Ambiental, Engenheiro Ambiental e
Biomédico, cuja dificuldade maior é identificar realmente qual é o mercado alvo
e quem são seus potenciais clientes.
Todos estes futuros profissionais carecem de uma
necessidade básica “como se inserir neste mercado
de trabalho tão competitivo e complexo”. A resposta parece óbvia:
através da gestão competente de suas carreiras, o chamado marketing pessoal.
A idéia de que um universitário só deve começar a
se preocupar com a promoção de sua carreira no último ano de faculdade está
totalmente superada. Esta tarefa precisa ser iniciada o quanto antes, desde o
início de seu curso.
Ele deve começar a construir sua rede de
relacionamentos, ou networking, ao longo de todo seu período acadêmico. Colegas
de faculdade poderão vir a desempenhar um papel importante em sua carreira
profissional. Professores da universidade serão fundamentais, pois poderão
servir de fonte de indicação ou mesmo como mentores profissionais.
O estágio, que muitos estudantes consideram apenas
como mais uma disciplina do currículo, na verdade, poderá ser decisivo em sua
vida profissional. Nesta fase, o lado econômico do estágio é o menos relevante.
Mais importante será a experiência adquirida e, principalmente, a rede de
contatos profissionais que poderá criar. Sugerimos que o estudante procure
fazer estágio em diversas empresas, para ampliar ao máximo sua área de
conhecimento e contatos pessoais.
Mas vamos melhor entender o que significa marketing
pessoal. Quais as principais competências e ferramentas de gestão que utiliza,
e como se pode elaborar um plano funcional, de gestão de carreira, enquanto
estiver na universidade.
Marketing
pessoal
Podemos definir o marketing pessoal como um
conjunto de ações, para gestão de uma carreira profissional, voltadas para a
promoção pessoal e profissional. O objetivo principal será a inclusão no
mercado de trabalho e a busca de sucesso profissional, através da projeção de
suas qualificações e competências.
Principais
competências
Podemos destacar sete competências principais que
devem ser desenvolvidas para promover sua imagem pessoal e profissional:
·
capacidade de auto-motivação;
·
criatividade;
·
bom humor;
·
relacionamento interpessoal;
·
produção de conhecimento;
·
liderança;
·
capacidade de sonhar.
Juntas, estas competências farão uma grande
diferença na carreira profissional. Aqueles que conseguirem desenvolvê-las
melhor, certamente, terão maiores atrativos diante de uma empresa ou possível
cliente.
Capacidade de manter-se motivado e bem humorado, mesmo
diante de adversidades; de trabalhar em equipe; de liderar em momentos críticos
e de desenvolver um ótimo relacionamento com colegas de trabalho; além de gerar
conhecimentos úteis para sua organização e de ter sonhos. Tudo isto pode fazer
de uma pessoa comum um grande profissional.
Principais
ferramentas na gestão de uma carreira
Existe um conjunto de ferramentas que podem ser
utilizadas de maneira fácil, simples e prática em um plano de marketing pessoal
por um estudante universitário. Vamos discriminá-las a seguir:
·
elaborar um plano estratégico de carreira;
·
construir uma rede de relacionamentos;
·
estudar as tendências de mercado;
·
criar um programa de desenvolvimento de
competências;
·
promover seu plano estratégico no mercado.
Estas são as linhas gerais de um plano de marketing
pessoal e gestão de carreira. Procuramos apresentar este conjunto de idéias de
maneira suficientemente simples para que um estudante, mesmo sem experiência
profissional anterior, possa adaptar estas ferramentas de gestão ao contexto de
sua vida. Assim, poderá facilmente desenvolver estas ações no seu dia a dia,
promovendo a gestão da própria carreira.
Andréa Andrade
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