Professor reflexivo

Algumas preocupações são comuns em relação à formação do professor seja em sua graduação seja enquanto sua formação continuada. Uma importante característica dos Professores Reflexivos é que eles sempre levam em consideração o porquê das suas decisões. As questões a seguir foram desenvolvidas para encorajá-los a refletir sobre as razões das escolhas que fazem na sua prática de ensino diária, visto que ela é uma constante tomada de decisões.
Assim, os professores tomam decisões antes do início da aula, no decorrer do planejamento, durante a aula e depois dela. Algumas vezes, as decisões tomadas no planejamento e durante as aulas são influenciadas por suas reflexões sobre o que aconteceu em aulas anteriores.
Schön propõe termos interessantes para esses tipos de reflexões e decisões de professores. Ele chama as reflexões e decisões que ocorrem durante a aula de reflection-in-action (reflexão em ação). Já as que acontecem antes e depois da aula, são chamadas de reflection-on-action (reflexão sob ação).
 
Características de Professores Reflexivos
Zeichner e Listonatestem afirmam que Professores Reflexivos trazem as seguintes características:
1 Tentam resolver os problemas de sala de aula Geralmente as reflexões dos professores resultam de um problema de sala de aula pelo qual estão passando. Começam identificando o problema, reunindo informações que os ajudarão a lidar com ele e acabam por resolvê-lo.
2 Estão cientes das suposições e valores que trazem para o ensinoComo foi salientado anteriormente, baseados em suas próprias experiências educacionais, em seus conhecimento das práticas educacionais e em seus valores pessoais, os professores trazem para a sala de aula suposições que têm sobre ensino e aprendizagem, reconhecendo seus próprios valores e suposições educacionais.
3 São sensíveis ao contexto institucional e cultural em que ensinam (seguem a metodologia de ensino, as regras da escola, etc) Professores Reflexivos têm consciência de que o que ensinam, o modo como ensinam é freqüentemente influenciado pelas necessidades e expectativas da escola em que trabalham. Também têm consciência de que a maneira como ensinam é influenciada pelas crenças culturais que eles e seus alunos têm a respeito do papel da educação e das características dos bons professores e bons alunos.
4 Participam no desenvolvimento curricular e envolvem-se nos projetos de mudança da escola Professores Reflexivos têm consciência de que o que eles fazem é parte de um contexto educacional mais amplo; por isso participam ativamente do planejamento curricular global e estão envolvidos nas mudanças realizadas pela escola, visando a um ensino e aprendizagem mais eficientes, pois ele faz parte desse todo e suas atitudes/ações refletem no todo.
5 Assumem responsabilidade pelo próprio desenvolvimento profissional Professores Reflexivos têm consciência de que se tornar um professor mais eficiente implica continuamente aprender mais sobre o conteúdo que ensinam e sobre práticas pedagógicas eficientes. Por isso vão a palestras e workshops e lêem livros e materiais de relevância. Também contribuem para o processo de desenvolvimento profissional compartilhando seus insights com outros professores.
Reflexão1: Que características de um Professor Reflexivo você acha que possui? E quais característica você sente que ainda não incorporou?
Benefícios das Práticas Reflexivas
Embora os professores tenham diversas maneiras de planejar suas aulas, tomem decisões, durante as aulas e reflitam sobre essas decisões, existem benefícios comuns resultantes da reflexão sobre a maneira como ensinam. Alguns desses benefícios são os seguintes:
1 Ser um Professor Reflexivo liberta os professores do comportamento rotineiroÉ fácil ensinar de maneira rotineira. Seguindo um livro de texto exatamente como ele foi idealizado ou ensinando uma lição da mesma maneira como ela foi ensinada no passado, não requer muito esforço nem reflexão. Todavia, essa prática freqüentemente resulta em lições ineficientes, pois o professor pouco fez para ajustar a lição a uma turma específica em um dado momento. Ser um professor reflexivo liberta o professor de seguir uma rotina e pode resultar em aulas mais criativas e eficientes.
2 Ser um Professor Reflexivo capacita-o para agir de maneira deliberada Quando professores refletem sobre a maneira como ensinam, freqüentemente, consideram a razão de fazer alguma coisa, de uma maneira particular. Pensar nas razões que alguém tem para fazer alguma coisa permite ao professor agir de maneira deliberada. Os professores não fazem algo a mais apenas porque é isso que o livro de texto diz ou porque é isso que eles fizeram no passado. Os professores ensinam lições de uma maneira particular por uma razão específica.
3 Ser um Professor Reflexivo melhora a prática do ensino Ser um professor reflexivo implica levar em consideração várias maneiras de ensinar uma lição em particular; decidindo-se por qual dessas maneiras deve utilizar. Os professores geralmente consideram fatores como o nível de proficiência dos alunos, seus interesses, os objetivos do currículo e o tempo disponível para o ensino. Considerar esses fatores ao decidir como ensinar uma lição geralmente traz resultados mais eficazes.
Reflexão 2 Qual a diferença entre corrigir e dar feedback?
Antigamente os professores costumavam falar sobre “corrigir” o discurso, a redação dos alunos. Agora o termo utilizado com mais freqüência é “dar feedback”, porque os professores vêem seu trabalho como algo além de simplesmente encontrar erros.
Dar feedback significa falar com os alunos sobre o progresso de que eles estão tendo, assim como orientá-los nas áreas em que precisam melhorar. Ser capaz de dar feedback útil depende de um exame de informações não apenas sobre cada aluno individualmente, mas também sobre o processo de aprendizado de toda a classe. Mostra tendências e conduz o professor para ver quais dos aspectos do idioma introduzidos na aula realmente estão sendo absorvidos quando o aluno faz uso do idioma.
RICHARDS, J. C. O Professor Reflexivo: Guia para investigação do comportamento em sala de aula. São Paulo: SBS Editora, 2003.

Um comentário:

  1. Coin Casino | Play With $10 Free on No Deposit
    Welcome rb88 to the 인카지노 #1 No Deposit Casino Site in the world created for online gambling players. ➤ Get $10 free to play Slots, Blackjack, Roulette ラッキーニッキー and Video Poker.

    ResponderExcluir